Entre 10 e 21 de novembro de 2025, Belém do Pará, no coração da Amazônia, no Brasil, será a sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP30). Diante do cenário urgente da crise socioambiental que vivemos no mundo, a Rede de Fé pela Justiça Climática, junto com comunidades de fé no Brasil e em toda a América Latina, está organizando Vigílias pela Terra no caminho rumo a este evento.
Aproveitando o imaginário religioso do “caminho para Belém”, o Coletivo Bambú, um grupo de eco-teólogos/as e formadores/as ecumênicos/as, assumiu a tarefa de apoiar as vigílias, que têm como objetivo despertar a consciência das pessoas de fé diante da crise climática, destacar a importância da COP30 e expressar nossa preocupação e compromisso, a fim de pressionar os negociadores e líderes de governos a tomarem as decisões críticas e necessárias durante a conferência.
O guia Caminho para Belém é uma compilação de textos com narrativas e metáforas de contexto cristão, com uma perspectiva universal. Belém associa-se facilmente à Belém da Palestina, evocando um caminho e novas metáforas para a realidade que vivemos hoje, rumo à justiça climática.
Este guia pretende ser um material para comunidades de fé cristãs — católicas, protestantes e evangélicas — e também inter-religiosas, que desejam se unir na organização de uma Vigília ou de uma cerimônia para preparar ou acompanhar a COP30 a partir de seus territórios.
O guia contém reflexões profundas, poesias, liturgias e orações que podem ser lidas, utilizadas ou adaptadas de forma criativa. Além disso, oferece uma seção de links para outros materiais disponíveis que podem ser igualmente consultados e utilizados.
Esperamos que a mensagem teológica do Caminho para Belém encontre lugar nos corações das pessoas de fé, para:
– Clamar profeticamente diante da oportunidade do nascimento de um novo mundo centrado na justiça climática.
– Elevar a voz e apelar à consciência dos líderes políticos a partir das sabedorias das narrativas cristãs.
– Colaborar com o movimento de pressão e paixão pela justiça climática.
*Este Guia é uma publicação do Coletivo Bambú em conjunto com a Rede de Fé pela Justiça Climática – Abya Yala, América Latina e Caribe.
