Skip to main content
A Otros Cruces é uma organização que promove e estuda as várias interseções entre religião e política no espaço público, a partir de uma perspectiva de direitos humanos e com o objetivo de contribuir para a coexistência democrática.

Para isso, busca o encontro entre pessoas diferentes que querem alcançar coisas que não são tão diferentes, por meio do cruzamento entre fé e realidade, entre comunidades religiosas e organizações da sociedade civil, entre caminhos de espiritualidade e atores políticos. O diálogo é estabelecido como uma plataforma para o conhecimento mútuo e o enriquecimento das crenças a partir de suas diversas expressões e experiências, como uma contribuição para a construção de novos conhecimentos, experiências e formas de defesa.

Missão

Criar instâncias de diálogo e intercâmbio que facilitem o cruzamento entre organizações baseadas na fé, comunidades religiosas, espaços de espiritualidade, atores políticos e da sociedade civil, a fim de promover o conhecimento mútuo, a produção coletiva de conhecimento e ações conjuntas de defesa, com base em perspectivas políticas e crenças que promovam a democracia e os direitos humanos.

visão

Vislumbramos uma sociedade que compreenda o valor da liberdade religiosa e do secularismo a partir de uma perspectiva inclusiva e pluralista, e a contribuição das espiritualidades para a promoção da democracia plena, da coexistência ecológica e da defesa dos direitos humanos.

abordagens

1

Diálogo

2

direitos humanos

3

Democracia

4

inclusão

5

interseccionalidade

INCIDÊNCIA

A Otros Cruces tem uma abordagem de advocacy que visa mobilizar a sociedade civil, os movimentos sociais e o campo religioso para a defesa e a promoção do secularismo e da liberdade religiosa em termos de pluralidade espiritual e intercultural. Isso é alcançado por meio de ações estratégicas para o encontro e o diálogo entre organizações da sociedade civil, organizações religiosas, movimentos sociais e expressões multirreligiosas, para o conhecimento mútuo e a construção de um espaço para o diálogo democrático e a coexistência ecológica. Isso deve ser incorporado – e garantido – por políticas públicas baseadas em um Estado laico que respeite e promova a pluralidade de religiões e espiritualidades em seu território, bem como em instâncias políticas multilaterais e regionais que incluam as contribuições das espiritualidades e religiões.

METODOLOGIAS

Como o nome da organização sugere, nossas metodologias se concentram na construção de cruzamentos entre experiências, atores e conhecimento. Portanto, nossas ações e atividades são orientadas para:

  • Construir espaços para diálogos improváveis entre setores opostos, a fim de identificar pontos em comum e discutir diferenças.
  • Promover espaços de articulação entre grupos religiosos, FBOs e OSCs para desenvolver instâncias conjuntas de advocacy.
  • Gerar espaços de formação entre setores públicos, OSCs, FBOs e grupos religiosos para analisar as bases para a construção de políticas públicas.

DECLARAÇÃO DE VALORES DE OTROS CRUCES

Como organização, nos permitimos ser inspirados em todo o nosso trabalho pelos seguintes valores CROSSROADS:

PLURALIDADE E ESPIRITUALIDADE

Afirmamos que a pluralidade constitui uma riqueza para o desenvolvimento de nossas identidades e sociedades. Reconhecemos a diversidade de territórios, corpos, culturas e visões de mundo. A pluralidade também se reflete em nossas espiritualidades como parte integrante e constitutiva de pessoas, sociedades, movimentos sociais e políticas. Exploramos a força e o potencial da espiritualidade em várias crenças e expressões religiosas.

JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Trabalhamos a partir do desejo de construir relações justas e equitativas no espaço público, nas comunidades de fé e na política, com uma perspectiva de memória, defesa dos direitos humanos e dos direitos da natureza. Acreditamos na igualdade e na dignidade de todas as pessoas e na possibilidade de construir conexões de solidariedade e cuidado com nosso meio ambiente. Nós nos esforçamos para incorporar esses princípios em nossa organização e em seus relacionamentos.

DEMOCRACIA E DIÁLOGO

Entendemos o público como um espaço de encontro entre várias vozes e perspectivas. Acreditamos que a democracia está incorporada na possibilidade de diálogo entre diferentes opiniões, causas e movimentos. Esse compromisso está diretamente ligado às nossas posições pessoais, institucionais e políticas. Por esse motivo, estamos comprometidos com uma atitude de escuta, sinceridade e busca de pontos em comum.

HOSPITALIDADE E COLABORAÇÃO

Defendemos que a hospitalidade é a expressão política da abertura para as pessoas que, por sua vulnerabilidade ou diferença, nos desafiam em nossa identidade. Acreditamos que a colaboração frutífera com os outros é gerada a partir de portas abertas e mesas compartilhadas. Buscamos articulações com pessoas, organizações e redes com o desejo de caminhar juntos na criação de um mundo mais digno para todos.

Select your currency
USD Dólar de los Estados Unidos (US)